Será que a restinga é importante?

Sabe aquela vegetação rasteira e arbustiva próxima a praia e presente em terrenos de transição entre a praia e o mar, crescendo sobre a areia?

É a restinga! Um ecossistema presente no litoral brasileiro entre a faixa de praia e mata atlântica. Esse ambiente tem características únicas, abrigando diversas espécies de animais que vivem muitas vezes em condições extremas de salinidade, temperaturas, umidade e fortes ventos. De forma resumida, a restinga é um tipo de barreira natural que protege nossos solos e vegetação das ressacas marítimas, eventos erosivos no litoral por conta das ondas e que segura a expansão das dunas. Sendo assim, elas fazem a manutenção dos bancos de areia, servem de abrigo e fonte de alimentação e procriação de diversos animais, por isso estão enquadradas no Novo Código Florestal como Área de Preservação Permanente (APP). Infelizmente, mesmo assim a restinga sofre com a ação humana desrespeitosa, que ao invés de cuidar e valorizar algo que é fundamental para o equilíbrio ambiental e proteção das praias, tem cada vez mais destruído e prejudicado suas áreas. De forma geral, essa destruição é feita quando pisamos e retiramos a vegetação, ou poluímos com lixos diversos.

Agora que você já sabe da importância de preservar essa área, que tal refletir sobre e fazer parte das pessoas que preservam esse ecossistema?

×