Como funciona o encalhe e resgate das tartarugas marinhas

A tartaruga-de-pente é a espécie de tartaruga marinha que mais desova no litoral paraibano e a tartaruga-verde é a que tem a maior taxa de encalhes (tanto viva quanto morta). Essa alta taxa de encalhe ocorre, principalmente, pela necessidade das tartarugas irem até os recifes de corais para se alimentarem, e acabam ingerindo plástico, sofrendo acidentes em barcos ou ficando presas em redes de pesca.

Quando encontramos alguma tartaruga encalhada viva, são necessários alguns procedimentos. Primeiro, orientamos que protejam a tartaruga fazendo sombra com uma canga, guarda-sol ou qualquer outro objeto, e que a mantenham hidratada com água do mar, tomando muito cuidado para não molhar a cabeça, para não gerar risco de afogamento. O ideal é molhar apenas a parte do casco e nadadeiras, e NUNCA tocar no animal ou tentar movimentá-lo. Apesar de inofensivas, as tartarugas marinhas são animais grandes e fortes, selvagens e não domésticos, que podem tentar se defender com mordidas. Ao concluir essas etapas, a pessoa pode ligar para a Polícia ambiental solicitando o resgate ou para o SOS da Associação (83) 99608-5226. Recentemente, fizemos uma parceria com o Aquário da Paraíba, e devido à ausência de um centro de reabilitação, todas as tartarugas resgatadas são encaminhadas para lá e cuidadas com muito carinho pela equipe do estabelecimento.

Bia Pizzo – Bióloga e membro da Associação