ASSOCIAÇÃO GUAJIRU

associacaoguajiru.oficial@gmail.com

Proteção ambiental no litoral paraibano

Fundada em 20 de Março de 2002, a Associação Guajiru atua em três vertentes: ciência, educação e meio ambiente. Opera continuamente na proteção ao ecossistema marinho, terrestre e na conservação da biodiversidade. É composta integralmente por voluntários distribuídos entre biólogos, ecólogos, ambientalistas, estudantes e outros membros da comunidade.

A instituição atua na supervisão de praias paraibanas e promove atividades de educação ambiental e socioambientais como proposta de sensibilização e promoção da aprendizagem significativa. Dentre as atividades pedagógicas, podemos citar as campanhas de limpeza de praia, as palestras de conscientização ambiental e as visitas guiadas realizadas na sede da Ong Guajiru.

Acompanhamento e monitoramento

Desde 2002, a Associação monitora as áreas costeiras urbanizadas dos municípios de João Pessoa, Cabedelo e, atualmente, Baía da Traição, no estado da Paraíba, através das seguintes atividades:

– Monitoramento diário dos ninhos, filhotes e animais doentes e/ou feridos;

– Atendimento de chamadas (emergenciais, assistenciais ou denúncias) de pessoas e instituições públicas (Polícias e órgãos ambientais) feitas ao SOS Tartarugas;

– Ações dedicadas à educação ambiental para instituições de ensino, turistas e comunidade local, que abarcam o público infanto-juvenil e o adulto;

– Campanhas de limpeza de praias.

Engajamento social

Dentre as diversas atividades, a Instituição busca ocupar espaços democráticos de debate das políticas públicas relacionadas às questões ambientais, através da participação ativa de conselhos municipais de meio ambiente, bem como dos conselhos gestores das Unidades de conservação do estado da Paraíba.

A fim de auxiliar no aprimoramento da capacidade técnica daqueles que atuam na conservação marinha do litoral paraibano, a equipe, sempre que solicitada, promove cursos e capacitações para instituições de ensino e para agentes públicos que trabalham na área ambiental.

Troca de conhecimentos

Por atuar em praias urbanizadas, com a presença de banhistas, a Associação promove ações de conscientização junto à comunidade local para proporcionar a troca de conhecimentos, pois acredita que a educação ambiental é um instrumento valioso para alcançar o êxito na conservação da biodiversidade.

Produção Científica

Outra vertente da Associação Guajiru é incentivo à produção e divulgação científica no intuito de democratizar o conhecimento acadêmico.

associacaoguajiru.oficial@gmail.com

Nossa Sede