Tartaruga de Couro

Tartaruga de Couro (Dermochelys coriacea)

Única espécie da família Dermochelyidae, a tartaruga de couro é caracterizada por possuir carapaça negra com manchas brancas, azuladas ou roseadas e parte ventral com coloração semelhante. Seu casco se diferencia das demais espécies de tartarugas marinhas por ser formado por pele espessa e não por placas ou escudos. Isso vale, também, para sua cabeça e nadadeiras. São comumente chamadas de tartarugas gigantes por serem representantes da maior espécie de tartarugas marinhas que habita os mares. Podem chegar a medir dois metros de comprimento e até 700 kg, com relatos de espécimes de mais de 900 kg. São encontradas em mares tropicais, subtropicais, temperados e subpolares, porém passam a maior parte de suas vidas em zona oceânica. No Brasil, as tartarugas de couro desovam, principalmente, nas praias do Espírito Santo. Estes animais alimentam-se exclusivamente de águas vivas e outros organismos gelatinosos.

Filhote - fonte: google imagens
Adulta - fonte: google imagens