Tartaruga Verde

83 99608.5226

associacaoguajiru.oficial@gmail.com

Informações Gerais

Tartaruga Verde (Chelonia mydas)

A tartaruga verde é a segunda maior espécie dentre os testudines marinhos, podendo chegar a medir 1,43 metros de comprimento e pesar até 230 kg. Os animais dessa espécie possuem carapaça de cor verde acinzentada e seu ventre é da cor branca. Seus filhotes se diferenciam completamente dos das demais por possuir o plastrão branco logo ao nascer. Possuem quatro pares de placas justapostas ao longo da carapaça e um par de placas pré-frontais na região da cabeça, além disso, possuem uma unha em cada nadadeira. Sua mandíbula é pequena e serrilhada a qual auxilia no momento da alimentação. São animais onívoros quando filhotes e herbívoros na fase adulta. Sua dieta é composta principalmente por gramíneas e algas marinhas de áreas costeiras. As tartarugas verdes têm como habitat mares tropicais e subtropicais. Preferem águas costeiras, baias e áreas próximas a ilhas, estando presentes em todo o litoral brasileiro. As Chelonia mydas tem como área de desova as ilhas oceânicas, porém podem vir a desovar em algumas áreas continentais. Nos últimos anos (2019 e 2020) foram feitos registros de desova de tartarugas verdes pela Associação Guajiru no litoral paraibano. Elas usam a costa paraibana como área de alimentação e devido a isso, diversos casos de encalhes são registrados anualmente. A associação Guajiru trabalha em conjunto com as autoridades locais no manejo de animais vivos e mortos.

Filhote
Juvenil/Adulta - fonte: google imagens