Descubra mais sobre a biologia das tartarugas marinhas

O corpo das tartarugas marinhas é coberto por uma carapaça óssea também conhecida por casco, formado através da fusão das vértebras e costela, e a alimentação delas varia conforme a espécie, indo de plâncton, crustáceos e macroalgas a água-viva e esponjas. As tartarugas marinhas, assim como a maior parte dos répteis, apresentam reprodução sazonal. Aqui no litoral da Paraíba o período de desova vai de novembro a junho. Após o acasalamento, os machos retornam às zonas de alimentação, e a fêmea se direciona à praia onde nasceu para desovar, com posturas de em média 120 ovos. Um fato muito interessante, é que durante a temporada de postura dos ovos as fêmeas diminuem ou cessam completamente a ingestão de alimentos. Elas, em geral, procuram as praias para desovar durante a noite, provavelmente para evitar a exposição ao sol e, consequentemente, às altas temperaturas durante esse processo.

As desovas ocorrem nas seguintes etapas: saída da fêmea do mar, deslocamento pela areia até um local seguro da ação da maré, escolha do local adequado para a desova, preparação da “cama”, que consiste na limpeza e nivelamento da areia no local escolhido, escavação do ninho (onde a profundidade varia conforme a espécie mas tem em média 50 cm), postura dos ovos, cobertura do ninho, camuflagem do local e retorno ao mar. Todo este processo leva aproximadamente de uma a duas horas. Além disso, como já trouxemos aqui no Blog, a temperatura de incubação dos ovos determinará o sexo dos filhotes, quanto mais elevada for a temperatura, maior o índice de eclosão de fêmeas, e quanto mais baixa, maior o índice de eclosão de machos.