Como os ninhos são encontrados?

Os voluntários do projeto Tartarugas Urbanas, após as entrevistas e seleção, passam por dois treinamentos. Primeiro um teórico, sobre a biologia das tartarugas marinhas, e outro prático que é feito na praia. Nesse treinamento prático são ensinadas formas de identificar o rastro de subida e descida da tartaruga, a cama que ela faz na areia ao desovar, além da localização da câmara de ovos.

Rastro de subida, descida e cama

Saber por onde a tartaruga subiu e desceu ajuda na orientação e interpretação da situação para encontrar o ninho em si, geralmente enterrado a mais ou menos 45 cm de profundidade. Então, é necessário saber identificar esses fatores e “cutucar” a areia na região onde o ninho está, com uma ferramenta que os voluntários apelidaram carinhosamente de “cutucador”.

O “cutucador”, quando inserido no local onde a câmara de ovos está, afunda mais facilmente na areia por ela já ter sido descompactada e remexida pela tartaruga que desovou.

Voluntária cercando o ninho encontrado para proteção

E assim o ninho é encontrado, centralizado, cercado e registrado nos dados para acompanhamento da incubação e desenvolvimento dos filhotes, para depois ser feito o nascimento. Legal, né?

Agora que você já sabe disso, quando avistar um rastro de desova na areia da praia, evite pisar. Os voluntários agradecem! Compartilhe essa informação com mais pessoas, principalmente quando avistar um ninho ou rastro na areia da praia 🙂