Você sabe quantas tartarugas vão ao mar a cada temporada reprodutiva?

Estamos caminhando para o final da temporada reprodutiva 2023/2024, e já temos alguns dados das solturas feitas até então pelos voluntários do projeto Tartarugas Urbanas (PTU). Do período de Dezembro de 2023 a 10 de Maio, foram para o mar mais de 12 mil filhotes de tartarugas-de-pente. Incrível não é mesmo?

A área de monitoramento que temos a maior taxa de ninhos é Intermares, localizada em Cabedelo, cidade vizinha a João Pessoa. Para vocês terem uma ideia, dia 19/05, Intermares possuía 111 ninhos em incubação, enquanto a segunda área com maior taxa apenas 69 ninhos. Cada filhote que chega ao mar é uma grande vitória para a espécie, pois de acordo com a IUCN seu status de conservação internacional é “criticamente em perigo”, sendo esse o estágio anterior à extinção, e “em perigo” no território nacional. Além disso, de acordo com os estudos a probabilidade é de que, a cada 1000 filhotes que chegam ao mar, apenas 1 alcance a fase adulta e reprodutiva.

Vale lembrar que o período de incubação dos ovos leva em média 50 dias após a desova na areia, e a liberação das tartarugas é realizada pelos voluntários três ou quatro dias após a eclosão dos ovos, dependendo da subida dos filhotes até a superfície da areia. Em áreas sem a fotopoluição, os filhotes realizam o processo de saída sozinhos, naturalmente, como ocorre no litoral norte da Paraíba.

Aqui no blog já temos um post sobre como se tornar voluntário do PTU, confira!

Bia Pizzo – Bióloga e membro da Associação