TARTARUGAS URBANAS

associacaoguajiru.oficial@gmail.com

O Projeto

O Projeto Tartarugas Urbanas, desenvolvido pela Guajiru, visa a proteção das áreas de desova de tartarugas marinhas no litoral da Paraíba. Implementado em 2002, tem por objetivo evitar os efeitos nocivos da urbanização nas áreas de maior presença de ninhos das tartarugas. Devido à iluminação artificial inadequada, os filhotes, que deveriam se orientar através do brilho da espuma das ondas e da lua para chegar ao oceano, se desorientam em direção contrária ao mar e podem, consequentemente, vir a óbito desidratados, predados ou atropelados.

Dia a dia dos "tartarugueiros"

Diariamente são monitorados mais de 13 km de praia, nas áreas de maior ocorrência de desova de tartarugas marinhas, com o objetivo de localizar e proteger os ninhos para garantir que os filhotes cheguem ao mar em segurança!

Trabalho e determinação em equipe

O momento da eclosão dos filhotes é auxiliado pelos voluntários do Projeto e conta com a presença de várias pessoas que gostam de acompanhar as tartaruguinhas indo para o mar.

A Associação Guajiru é uma organização sem fins lucrativos que busca promover a conservação das tartarugas marinhas no litoral do estado da Paraíba

associacaoguajiru.oficial@gmail.com

Nossa Sede